Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sementes e sementeiras  (Lida 1104 vezes)
Zé Espinhoso
Sr. Member

Ver Perfil
« Responder #75 em: Julho 22, 2010, 01:21:17 »

Há pouco coloquei-os no parapeito da janela, espero que se adaptem para depois os levar para fora.
Eu também os traria para rua e começava a dar-lhes sol, mas muito às urinazinhas   SorridenteGrin
Cuidado se os meteres do lado de dentro da janela a apanhar sol através do vidro... nunca experimentei, mas acho que pode haver risco de os queimar (!?)...  Indeciso
Boa sorte com eles! com a tua dedicação de certeza que se vão safar.
Registado
Z
Sr. Member

Ver Perfil WWW
« Responder #76 em: Julho 22, 2010, 08:32:21 »

Há pouco coloquei-os no parapeito da janela, espero que se adaptem para depois os levar para fora.

Cris, as minhas sementeiras de 2009 estão a uma janela virada a Oeste. Tenho uma folha de papel vegetal a tapar o vidro para evitar o excesso de sol, vê lá se não precisas do mesmo.
Registado

Z
Cris
Hero Member

Ver Perfil WWW
« Responder #77 em: Julho 22, 2010, 21:51:38 »

A janela tem uma rede tipo tule, para impedir a entrada das moscas, e também protege do sol directo.

Como aí apanham mais calor, a terra seca muito. Convém mantê-los com o substrato humedecido, não? Ontem e hoje não reguei, somente pulverizei. Como fazem com os vossos? Os que já tenho na rua, a esses rego-os. Agora a estes espigadotes nem sei bem o que fazer!
Registado
Cris
Hero Member

Ver Perfil WWW
« Responder #78 em: Julho 22, 2010, 23:18:47 »

Estes já estão um poquinho melhores, são mais ou menos da mesma altura de sementeira, mas foram repicados há mais tempo pois eram mais crescidos:) Têm estado na rua, mas à sombra.
Registado
Cris
Hero Member

Ver Perfil WWW
« Responder #79 em: Julho 22, 2010, 23:22:02 »

Estão a ver esses estiolados no canto inferior esquerdo? Os outros têm apodrecido na parte mais delgada, e se tivesse jeito e gosto para as enxertias, penso que os salvava. acabam por secar totalmente. Mas há dias vi uma coisa curiosa. Um desses estiolados de cabeça redonda, apodreceu ou secou a parte estiolada, e a parte de cima estava caida ao lado. para minha surpresa essa parte redonda tinha duas raízes minúsculas. nem podia acreditar em tal coisa. pousei-o levemente no substrato, espero que enraize.
Registado
Z
Sr. Member

Ver Perfil WWW
« Responder #80 em: Julho 23, 2010, 09:03:28 »

Pois, a parte estiolada já não recupera. Enraizar as "cabeças" normais que se formam é uma boa hipótese. Eu faria assim: deixava-os estar a ganhar corpo na parte superior até o "gargalo" dar jeitos de secar. Nessa altura, cortava as pontas, deixava-as secar à sombra um dia ou dois e punha a enraizar em areia grossa, borrifando todos os dias. Não te esqueças que têm uma massa muito pequena e quase nenhuma capacidade de resistir à secura.
Registado

Z
Cris
Hero Member

Ver Perfil WWW
« Responder #81 em: Setembro 03, 2010, 12:00:02 »

Z, parece que está a resultar, já fiz isso a alguns, é claro que alguns secaram completamente. 

Voltei a semear, e desta vez nada de luzes artificiais (por enquanto). Foram directamente para a rua, não apanham sol mas bastante claridade. Quando vier o frio, logo se vê.

Registado
Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão