Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Nem no defeso!...  (Lida 166 vezes)
Plicatilis
Hero Member

Ver Perfil
« em: Fevereiro 01, 2010, 17:42:00 »

Nesta época de dormência dos cactos é mais fácil não andar sempre nos centros de jardinagem e viveiros que, em regra, nada têm para oferecer de novo. E tendo, há muito, chegado bastante para além dos limtes que a razoabilidade imporia, face ao espaço diminuto de que disponho, vou aproveitando para treinar a contenção, evitar cair em tentação que, inevitavelmente, despertará lá mais para a frente, sabe-se lá levando a que mais aquisições que não terei onde pôr.

Nesta fase, entretanto, gabo-me de ter resistido a algumas plantas tentadoras, à cabeça das quais uma boa meia dúzia, imagine-se, de Parodia buiningii...  Chorar Chorar Chorar

Agora... Ele há coisas que me ultrapassam!!!... Resistir sempre, é impossível.  Cool

Coryphantha elephantidens cv Tanshi Zuogemaru (3)

Encontrei-a no sábado, desde ontem está na terapêutica da canela. Amanhã, terra e rua.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2010, 17:52:11 por Plicatilis » Registado
Z
Sr. Member

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: Fevereiro 01, 2010, 20:14:50 »

Plicatilis, como chegaste tu à conclusão de qual era a cultivar?

(e onde a arranjaste tu, já agora...)
Registado

Z
Plicatilis
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 01, 2010, 20:50:36 »

Tem umas raízes lindas, não tem?  Grin

Estava regadíssima (oxalá não haja azar) num centro de jardinagem em Mafra. Pertence a uma colheita que foi distribuída aqui no nosso mercado e é a terceira que vem cá para casa.

As minhas atribuições das IDs, como bem sabes, são sempre meras apostas que nunca tento sustentar quando alguém que sabe me diz que não. Aconteceu que, ao fazer a pesquisa pelas fotos na "net", foi o caso que encontrei com flores desta cor do primeiro exemplar que me chegou às mãos o ano passado (continuo a pensar que os três exemplares são da mesma sementeira).

Ponho o endereço de onde tirei a ideia, se calhar disparatada.  Hein Hein  Embaraçado Indeciso

http://www.cactus-art.biz/schede/CORYPHANTHA/Coryphantha_elephantidens/Coryphantha_elephantidens_tanshi_zougemaru/Coryphantha_elephantidens_tanshi_zougemaru.htm
Registado
Z
Sr. Member

Ver Perfil WWW
« Responder #3 em: Fevereiro 05, 2010, 15:35:55 »

Pois, tinha perdido isto. Menos mal que me deu tempo de ir confirmar aos meus queridos Britton & Rose: a Coryphanta elephantidens tem flores rosa e a Coryphanta bumamma tem as flores amarelas ou brancas. Actualizem aí as vossas etiquetas. Wink
Registado

Z
mammillaria
Moderador Global
Sr. Member

Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 05, 2010, 23:38:12 »

Estive a confirmar na obra do Adrian D. Lüthy: "Coryphantha - Cacti of Mexico and Southern USA" que as flores da C. elephantidens podem ir do vermelho até ao amarelo, passando pelo "purple".

Registado
Z
Sr. Member

Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: Fevereiro 07, 2010, 20:28:09 »

Estive a ver o livro do Anderson, à falta do "New Cactus Lexicon". A Coryphantha bumamma é apresentada como sinónimo da Coryphantha elephantidens, daí possivelmente a referência do Lüthy. Ele reconhece a C. bumamma no livro dele?
Registado

Z
Plicatilis
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 07, 2010, 21:29:31 »

Para além de "ver os bonecos", já estive a ler alguma coisa - mesmo no "site" de que tinha posto o endereço - e lá está que as flores da Coryphanta elephantidens podem ser desde rosa a branco, passando pelo amarelo...  Só não encontrei foto, de facto, mas devia ter visto a coisa com mais cuidado.

E constatei, igualmente, que a Coryphantha bumamma aparece, por vezes, como uma subespécie: Coryphanta elephantidens sbsp bumamma.

Vou corrigir, portanto, o meu registo e mais uma vez tenho que agradecer as vossas dicas.
Registado
Plicatilis
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 08, 2010, 23:36:54 »

Aqui está a Coryphantha elephantidens reinstalada e despojada da pretensa identificação do cultivar. Oxalá nos deixe ver se dá flor rosa ou não.

Coryphantha elephantidens (3)

Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão