Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sementeiras de 2008  (Lida 157 vezes)
Plicatilis
Hero Member

Ver Perfil
« em: Fevereiro 24, 2010, 17:45:41 »

Sementeiras do Inverno de 2008.

Nascidas e mantidas sem luz artificail, em tabuleiros deixados tão próximo quanto possível de uma janela virada a Poente e, em regra, postas na penumbra nas horas de incidência directa do Sol, grande parte das plantinhas que haviam germinado foram desaparecendo, sem deixar rasto, sobrando, apenas, as que, certamente, são mais rústicas, mais aptas mais sofredoras mas que, apesar disso, se desenvolveram pouco e mal.

São de sementes que fui tirando da produção caseira e de plantas que fui comprando quando as via em flor e ou já com frutos. Não as identifiquei, não fiz um trabalho escrupuloso nem como poderia e devia ter feito já que estava informado, graças aos tópicos existentes, aqui no Estufa, sobre o assunto. 

Logo hei-de tentar reconhecer algumas que sobrevivam, apesar de tudo.

Como as plantinhas já não passavam do mesmo há muito tempo, precisado que estou de espaço, resolvi mudá-las para vasos e a ver vamos...

Dou-vos conta, aqui, de alguns detalhes via fotos:

Cactos com ano e três meses:  Hein Indeciso Indeciso Indeciso

Uma "cabazada" deles (vaso de 5,5 cm)  Lingua Lingua Lingua

Dois dos tabuleiros, depois de prontos.   Embaraçado Embaraçado Embaraçado

Cá estão as razões porque vibro  Rolar os olhos Rolar os olhos Rolar os olhos quando vejo as sementeiras de qualquer de vós e porque não tenho dúvidas que, pior que eu... Não há!!  Cool Cool Cool

« Última modificação: Fevereiro 24, 2010, 17:48:07 por Plicatilis » Registado
MariaDelCarmen
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #1 em: Fevereiro 24, 2010, 21:02:45 »

Chocado

E que farás com essa cantidade de cactus ? 

Bonitos os bebés ...
Registado

Uso Linux : grátis ,  livre  ,  sem vírus  . . .  e  navego com Mozilla Firefox
mammillaria
Moderador Global
Sr. Member

Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 24, 2010, 22:28:11 »

Antes de mais, o termo “cabazada” está reservado ao Benfica desta época pelo que, é, aqui, indevidamente e abusivamente utilizado.  Grin Grin

Ora aqui está um Senhor Trabalho que se impunha de outro modo, iriam agonizar até perecerem. As plantas beneficiam muito com o transplante e, em especial estes teus pois ainda os tinhas num substrato de sementeira, que era muito compacto.

Plicatilis, agora é dar bastante luz e, acima de tudo, calor a essa rapaziada toda para que comecem a ganhar corpo esperando que, no Verão, já os possas colocar na varanda no pico do calor.
« Última modificação: Fevereiro 24, 2010, 22:31:01 por mammillaria » Registado
Plicatilis
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 25, 2010, 11:56:33 »

Antes de mais, o termo “cabazada” está reservado ao Benfica desta época pelo que, é, aqui, indevidamente e abusivamente utilizado.  Grin Grin

Quanto a tanto "cantar de galo", convém sempre lembrar que a "luz ao fundo do túnel" pode, a qualquer momento, apagar-se  Grin Grin Grin (agora é que a Maria Del Carmen não vai entender-se com a tradução...  Grin).

Plicatilis, agora é dar bastante luz e, acima de tudo, calor a essa rapaziada toda para que comecem a ganhar corpo esperando que, no Verão, já os possas colocar na varanda no pico do calor.

Obrigado pelas dicas. Estava sem saber o que fazer e estou satisfeito por tentar salvar aquela "rapaziada" graças ao teu aconselhamento. Não tenho é onde os mantenha com uma temperatura mais alta que lhes seria vantajosa (os "propagadores" continuam ocupados); mas vou mantê-los em casa até o tempo melhorar.

E, Maria Del Carmen: esse é o meu problema, precisamente, quero que os cactos cresçam mas, depois, não terei onde os pôr. Bom, primeiro, vamos ver se sobrevivem muitos, nestas novas condições e, se sim, hei-de procurar, então, lares de acolhimento que aceitem órfãos desamparados, mesmo sendo filhos de pais desconhecidos...  Embaraçado Embaraçado Embaraçado
Registado
Plicatilis
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 26, 2010, 22:18:14 »

Um resultado indesejado, ainda, das sementeiras do Inverno de 2008 mas que achei o máximo:  Grin

Tendo aprendido o processo da sementeira de cactos em sacos de plástico, fiz a experiência, claro, mas com a minha habitual ligeireza que é o mesmo que dizer sem ter aqueles cuidados (como a preparação dos substrato) que dão algum trabalho.  Cool Cool Cool

Hoje lembrei-me de abrir esses sacos que estavam ali à chuva e ao sol, na varanda, desde então.

Os cactitos, agora, já estão em vaso próprio e num substrato que julgo adequado; mas vejam como os encontrei.

Grin Grin Grin
Registado
Cris
Hero Member

Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: Fevereiro 26, 2010, 22:43:05 »

Plicatillis, isso parecem Avencas Chocado Chocado

Que quantidade de cactos tens aí, e dizias que nao tinhas jeito para as sementeiras Grin

Imagino a trabalheira que deu a transplantar esses pequenos todos Chocado
Registado
Plicatilis
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 01, 2010, 12:11:42 »

Julguei que seria salsa...

Bom! Terminei a empreitada de tentar recuperar tudo o que são sementeiras de 2008. Semeei, nesse ano, em Agosto e, depois, Novembro e Dezembro. Tudo ao ar livre e sem luz artificial. O produto final apurar-se-á de entre estes três tabuleiros e mais catorze vasos iguais a estes que não fotografei, ainda.

Missão cumprida mas nem imaginam a quantidade que se perdeu ao longo deste tempo todo. Muitos destes, evidentemente, também não terão viabilidade, imagino.

Registado
MariaDelCarmen
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 08, 2010, 19:24:25 »

Que bonitos   !!! São fetos , Adiantum
No meu país "Culandrillo" .

Isso é que tinha esporas e com a umidades , prosperaram ...  São realmente lindos    Wink

E também tem musgos  aí  .
Registado

Uso Linux : grátis ,  livre  ,  sem vírus  . . .  e  navego com Mozilla Firefox
Plicatilis
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 08, 2010, 23:25:46 »

Obrigado pela ID, Maria Del Carmen. Musgos, então, é o que não falta nas minhas sementeiras porque só agora, na última que fiz e que está a ser uma frustração é que esterelizei a terra. Há que ir aperfeiçoando.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão